sexta-feira, 3 de julho de 2009

Line Guard - Molinete Tacom - Análise

No post do dia 30/06/2009 sobre downweigth (diminuição do peso de equipamentos de pesca de praia), clique aqui para ver, fiz um comentário nada nobre sobre o molinete Tacon Surf 7000 Blue Bird e que para ser justo merece um complemento, uma explicação.

Meu maior problema com o Tacom ocorreu durante um torneio de pesca do Clupesal, quando o abasteci com a linha Red Spider de diâmetro 0,30 mm.

A Red Spider é uma ótima linha com pouquíssima memória e como eu estava lançando perto, no primeiro canal, com uma chumbada esférica, a linha folgava e escorregava pelo carretel e enrolava no eixo do carretel, (veja seta na figura ao lado) o que me obrigava a retirar o carretel, puxar toda a linha (melada com a graxa do eixo), e recolocar. Como os peixes estavam "batendo", quase toda hora eu estava "enrolado" com o molinete.

Talvez com uma linha mais grossa e com um pouco de memória, linhas usuais do mercado, isso não acontecesse. No corpo do molinete vem indicando que suporta 212 metros de linha 0,40 mm e 160 metros de linha o,60 mm, ou seja 0,40 mm é o mínimo indicado.

Mas realmente não aconteceria se o Tacom Surf 7000 viesse de fábrica equipado com o "line guard", ou seja, o dispositivo indicado nos círculos e setas da figura abaixo, e presente no molinete Daiwa Emcast e na maioria dos molinetes da Daiwa.O "line Guard" impede que em lançamentos curtos, quando a bobina abastecida com linha fina ainda está cheia, a linha desça e venha a enrolar no eixo do molinete.

Então devemos jogar fora o Tacom Surf 7000?

Claro que não. Muitos molinetes no mercado não possuem o "line guard" , inclusive alguns bons molinetes em que foram adaptados algumas "escovinhas" para servirem de "line guard", à exemplo do Okuma Blue Hawk. O interessante é que algumas lojas, inclusive em anúncios na Internet, e alguns vendedores dizem que a "escovinha" do Blue Hawk é para limpar o carretel enquanto gira. Uma piada.

Portanto, como o Tacom Surf 7000 é um molinete que tem preço entre R$ 90,00 e R$ 120,00, e um dos poucos específicos para pesca de praia nessa faixa de preço, é justo que se aceite algumas limitações e que para se ter sucesso no seu uso se abasteça o carretel com linha 0,40 mm e que se mantenha a linha esticada, evitando o enrolamento no eixo. Agora fui justo com Tacom Surf 7000.


Clique na figura abaixo para ir ao Blog Milpesca

2 comentários:

  1. Me chamo Daniel sou aqui de Fortaleza e nunca tive problema com esse molinete..muito bom apesar de ser bem simples....bom custo beneficio...

    ResponderExcluir
  2. Tambem tenho uma e nunca me deu problema nao

    ResponderExcluir

Obrigado por seu comentário.